domingo, 6 de janeiro de 2013

Tipos de Fendas


Existem vários tipos de fendas, unilaterais que atingem só um lado do lábio, bilaterais que atingem os dois lados do lábio ou medianas no centro do lábio ao pé do nariz. Os tipos de fendas referidas anteriormente podem ser também fendas completas quando atingem o lábio e o palato, ou incompletas, quando atingem só uma dessas estruturas. As completas atingem o lábio, gengiva e palato.

Quando se fala em fenda do palato muitas pessoas pensam que é só a fenda do palato duro, vulgarmente chamado céu da boca, mas também existe o palato mole, que é a campainha, como é conhecida. A fenda pode ser só no palato mole ou em ambos, mole e duro e nestes dois casos são  fendas palatinas.
Existem fendas muito pequenas, o lábio não não chega a ter uma fissura, mas sim uma pequena cicatriz e outras bastantes grandes que atingem uma boa parte do lábio.
A fenda do meu filho era uma fenda lábio, alvéolo, palatina completa,(a primeira imagem da segunda fila) como lhe chamou o cirurgião, alvéolo porque também tinha e ainda tem fenda na gengiva que se tudo correr bem vai ser corrigida daqui a uns 6 anos sensivelmente.
Imagem tirada de http://www.rbcp.org.br/detalhe_artigo.asp?id=759 a 07/01/2013

4 comentários:

  1. O mesmo caso da Laura!
    Gostei muito de conhecer o teu blog, já nos "conhecemos" no facebook. É sempre bom partilhar experiências!
    Beijinhos para vocês ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lice. É óptimo partilhar experiências, parece que ficamos mais reconfortadas em saber que há muitos casos de sucesso iguais aos nossos. E há sempre dúvidas. Obrigada. Beijos para vocês e um especial para a Laura. :)

      Eliminar
  2. Que bom conhecer o blog!! tudo muito bem explicado principalmente para quem como eu que não tinha muito conhecimento antes do meu bebe nascer com a fenda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise. Ainda bem que gosto, fico muito contente, quero ajudar pois também não tive muitas pessoas que me esclarecessem sobre este problema. É sempre bom trocarmos experiências, as nossas experiências de hoje são úteis para alguém amanhã. Siga-nos e se precisar de alguma coisa mande mensagem. Beijinhos.

      Eliminar