quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Fenda e a audição

Olá a todos.

Hoje vou escrever sobre a pouca experiência que tenho sobre audição na fenda. Desde a gravidez que nós, pais de meninos com fenda lábio palatina ou palatina sabemos que vamos enfrentar alguns problemas e um deles é um possível, quase sempre certo, défice auditivo. Pode ser um défice maior ou mais pequeno, dependendo do tamanho da fenda, ou de outros factores.


O meu João desde que nasceu até agora teve alguns problemas auditivos, felizmente problemas pequenos. Tem feito testes auditivos desde recém-nascido e tem uma perca pequena nos sons muito pequenos no ouvido direito, do lado onde tinha a fenda. Ele sempre teve algum liquido no ouvido, fazia algumas otites e tinha permanentemente uma otite serosa. Em Julho de 2012, quando foi operado para fechar o palato aproveitou-se e colocou-se os tubos de ventilação ou carretéis. Nós não conseguimos nos aperceber das melhoras mas pelos exames, a audição do João melhorou no lado direito. A otite serosa tem como sintomas dor com intensidade baixa a moderada, pode ser num ou nos dois ouvidos. Pode manifestar-se também pela sensação de ouvidos tapados, com zumbidos, o som percebe-se abafado, propaga-se pelo líquido e podem ocorrer estalos.
Quando se engole pode haver a desobstrução da tuba, e passa-se a ouvir melhor.
 

Os tubos de ventilação regra geral caem algum tempo depois, os do meu filho já foram postos à 6 meses e que eu tenha visto ainda não caíram, o do lado direito já não está no sítio e pelo que o Otorrinolaringologista deu a entender vamos ter que pôr de novo quando eles caírem pois os últimos testes auditivos já deu uma pequena diferença de um ouvido para outro devido ao tubo já não estar no lugar. É sempre chato pois é mais uma anestesia geral, mas se for preciso..

Fonte: http://otorrinobrasilia.com/crianca/otites/tubo_de_ventilacao.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário