domingo, 20 de janeiro de 2013

A fenda, incidência e causas


Olá a todos.

Hoje vou escrever um pouco sobre as incidências deste problema e as possíveis causas. A Fenda lábio palatina é um problema congénito, ou seja é um problema adquirido antes do nascimento. Não sabendo quais as causas certas deste problema pensasse que existam factores externos ou ambientais, factores genéticos ou uma combinação de ambos. O consumo de drogas e medicamentos, a exposição a radiação, deficiências nutricionais e obstrução mecânica no útero durante o início da gestação foram apontados como possíveis causas para a Fenda lábio palatina como factores externos. A hereditariedade é um factor genético. O sexo, a raça e a localização geográfica também afectam a ocorrência destas fendas.


Geneticamente a incidência cresce com a presença de familiares com fendas, nas seguintes proporções: pais normais: 0,1% de probabilidade de ter um filho com fenda, pais normais e um filho com fenda: 4,5% de probabilidade de ter outro filho com fenda e um dos pais e um filho com fenda: 15 % de probabilidade de ter outro filho com fenda.
Diferença de raça e sexo afectam as estatísticas. A ocorrência deste problema numa criança caucasiana é de aproximadamente 1:700 nascimentos, enquanto para a população negra é de 1:2000. As fendas labiais e lábio palatinas são mais frequentes no sexo masculino, enquanto as fendas palatinas ocorrem mais frequentemente no sexo feminino. Apresento agora um quadro que mostra bem discrepância na incidência entre raças.

Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/rsp/v28n3/09t1.gif

O caso do meu filho é muito estranho, pois num trabalho que tive, mais ou menos na altura que eu fiquei grávida ficaram mais duas colegas, mais ou menos do mesmo trabalho, e com o mesmo problema, uma infelizmente pior que o meu caso e da outra colega. Não digo o nome dessas colegas pois elas podem não gostar. Estamos a espera de resultados da genética para saber se estes 3 casos tiveram causa genética ou ambiental, mas este tema aprofundo melhor num outro post, um outro dia....

Sem comentários:

Enviar um comentário