quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A fenda e a fala.

A fenda e a fala.

Olá a todos.

O meu filho neste momento está com quase 26 meses. Antes de ser operado ao palato, com 19 meses pouco falava, dizia algumas palavras soltas como mamã, papá, cão e pouco mais. Depois da operação ao palato notámos melhorias incríveis. Mais ou menos 1 mês depois da operação, já dizia palavras que não consegui dizer com o palato aberto.
Andamos na terapia da fala no Hospital D. Estefânia, só vamos uma vez por mês porque a terapeuta está muito contente com ele, o meu bebé está desenvolver muito bem a fala, tem dificuldades em dizer algumas consoantes como o "S, X, V", mas diz a maneira e percebesse bem. Noto a voz um pouco anasalada quando ele tenta dizer "sim", saía qualquer coisa como "quim" pelo nariz, ou então "pim". Neste momento noto uma regressão dele a tentar dizer "sim", quase já não sai som. A terapeuta disse que o "S" é um som difícil de dizer para as crianças no geral, quanto mais para estes nossos meninos "especiais". Começamos por treinar a consoante X, por exemplo dizer "Xiu", ensinar-lhe a mandar calar com o "xiu", por o dedo dele a frente da nossa boca enquanto fazemos "Xiiuu" para ele começar a perceber como fazer. Não está a ser fácil mas o caminho é para a frente... Outra coisa que a terapeuta aconselhou a fazer é ele assoprar em cornetas, apitos, "línguas da sogra" ou velas, mas ele está muito preguiçoso, ainda tem alguma dificuldade nisso. Também aconselha ele beber líquidos pela palhinha para estimular a face mas nisso ele é pro, adora.

Num próximo post estou a pensar falar sobre os dentes, que tanto medo me causou, o que acham? Têm alguma sugestão para tema? Estou aberta a propostas.

Obrigada

Sem comentários:

Enviar um comentário