quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fenda lábio palatina e palatina, deficiência?

Olá a todos.

Pessoas com deficiências para a Nações Unidas são pessoas que não conseguem assegurar a si mesmas, total ou parcialmente as necessidades de uma vida individual ou social normal no decorrer de uma deficiência congénita ou não, nas suas capacidades físicas e mentais.

Ontem estive a pesquisar em algumas páginas e vi um assunto que roça o interessante. Num site brasileiro, sim porque há muito poucos sites portugueses que falam deste nosso problema, onde levantavam uma questão que nunca tinha pensado seriamente nesse assunto. As fendas lábio palatinas e palatinas devem ser consideradas deficiências? No Brasil já se fizeram algumas discussões sobre este assunto e até já se fez uma proposta fundamentada para a fenda lábio palatina ser considerada uma deficiência.

A fundamentação desta teoria consiste nos problemas inerentes à fenda lábio palatina e palatina. A fenda labial não acarta grandes problemas, só o problema estético. Já as lábio palatinas e as palatinas trazem muitos mais problemas associados para além da estética. Alguns Terapeutas da fala, otorrinolaringologistas e assistentes sociais do Brasil acreditam que a fenda lábio palatina deve ser considerada deficiência devido a problemas anatómicos, funcionais e psico-sociais como por exemplo, problemas na fala, que podem causar dependendo do tamanho da fenda, maior ou menor perceptibilidade nas conversações. Muitas vezes a terapia da fala acompanha uma criança até a fase a adulta. Há pessoas que não se nota muitos problemas na fala mas há outras que se nota muito e isso pode afectar a vida pessoal e profissional de uma pessoa. O meu filho quando nasceu a gengiva estava muita para cima, ele tem uma disfunção anatómica na cara grande, notasse que um lado esquerdo da cara é maior que o outro. Os problemas auditivos associados a fenda do palato também podem ser um problema. Em termos psico-sociais também há grandes problemas pois vivemos numa sociedade muito discriminatória para com as pessoas "diferentes" e as vezes não é fácil aceitar a diferença e viver com elas o que leva a ser preciso um acompanhamento psicológico.









Se virmos bem em muitos aspectos as pessoas que sofrem ou sofreram de fenda lábio palatina ou palatina encaixam nesta definição de pessoa com deficiência dada pelas nações unidas, mas esta é uma questão que tem de ser bem estudada e debatida. pois é um assunto muito sério e sinceramente ainda não tenho uma opinião formada e estruturada acerca dele. Vou pensar no assunto entretanto pensem também, quero saber as vossas opiniões.



Tudo de bom.

Texto baseado em http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/cao_civel/aa_ppdeficiencia/aa_ppd_diversos/Fissura%20Labiopalatina.pdf.

Sem comentários:

Enviar um comentário