terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chuchas, biberons e dedos depois das operações.


Olá a todos.

Hoje venho contar a experiência antes das operações por causa das chuchas, biberons e dedos.
Como todos sabem, os bebés ou meninos antes de serem operados quer ao lábio quer ao palato têm ou pelo menos devem ir se desabituando das chuchas, biberons e se for o caso dos dedos.
Quando o meu filho nasceu deram-lhe uma chucha o acalmar pois ele era e é muito refilão, sai ao pai...
Resultado começou a gostar da chucha e foi mais uma preocupação para mim. Antes da primeira operação por volta dos 4 meses começamos a preocupar-nos mais com o como ia ser depois da operação. Experimentamos algumas vezes tirar-lhe a chucha, resultado às refeições e para dormir era impossível. Durante o dia até se passava bem pois ele estava entretido.
Quando fomos para o hospital, na noite entes da operação, a enfermeira que estava de serviço disse "esta noite já é sem chucha", eu entrei em pânico, como iria ser... Não foi bom, mas também não foi tão mau como estava à espera, custou-lhe muito a adormecer, as quando adormeceu correu bem.
Os biberons também não foi muito complicado, aqui no hospital arranjaram-nos umas seringas para lhe darmos de comer. Nós antes da operação falamos com uns amigos que o filho tem o mesmo problema e eles aconselharam a comprarmos um biberon colher.

 

Ele com estes biberons não chuchava, só engolia, são todos de silicone, o que é bom pois apertamos quando é necessário sair mais, foi óptimo, pois a partir dai deixou os outros biberons e adaptou-se a estes. A partir daqui para comer correu tudo bem com este biberon. Quando se foi tirar os pontos pensei voltar a dar-lhe a chucha mas ele conseguiu substitui-la antes disso. Começou a chuchar no dedo. Imaginem qual o dedo? O indicador virado com a palma para cima. Isto tudo depois de tirar as talas dos braços. Depois das operações ele foi obrigado a usar uns panos nos braços com uns paus, aqueles que os médicos vêm a garganta aos pacientes, para não conseguir dobra-los e leva-los a boca. Era muito incomodativo para ele mas tinha que ser...
Depois das proibições todas acabarem começou a chuchar no dedo.
Quando chegou a outra operação ele já era maior, tinha 20 meses, ai foi mais fácil. Foi com o dedo até ao bloco operatório, quando saiu já tinha as talas e já não conseguia pôr o dedo na boca para chuchar, mas depressa de adaptou a língua. Este meninos adaptam-se a todas as situações de uma maneira incrível.
Não mencionei os pequenos maus bocados nas primeiras horas a seguir as operações, devido ao sangue que deita e a algum desconforto dos bebés, parecendo que não eles nasceram com o lábio, o palato ou ambos abertos e adaptar-se a eles fechados não é fácil, eu diria que deve ser estranho. Até para nós é estranho olha-los a primeira vez com o lábio fechado, mas isto e conversa para outro post.
Julgo não me ter esquecido de nada.

Se precisarem de alguma coisa digam.


Sem comentários:

Enviar um comentário