sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A fenda e os dentes

A fenda e os dentes.

Olá a todos.

Hoje vou falar um pouco da fenda e dos dentes. Esta conversa não interessa tanto as pessoas que lidam com fenda labial, pois não têm estes problemas, mas é sempre bom saber. Não tenho ainda grande experiência nos dentes do meu filho mas vou falar um pouco do que eu sei e se alguém tiver mais experiências partilhe connosco, aqui no blog ou no Facebook.

Antes do meu filho nascer, um cirurgião pediátrico avisou-nos que quando as fendas são muito grandes, que era o caso do meu filho, pode acontecer que os dentes ao pé da fenda não nasçam, foi uma coisa que sempre me preocupou até à 15 dias atrás. Ele já tem os dentes quase todos. Deviam faltar uns 2 dentes e um desses era mesmo ao pé da fenda, nasceram os outros todos a volta e aquele não nascia. Estava mesmo preocupada mas à uns 15 dias atrás vi uma pontinha de dente a nascer ao pé da fenda, era o dente que faltava. Não sei bem como vai ser a fase seguinte no que toca aos dentes mas julgo que ele irá ser operado para fechar a gengiva antes dos dentes definitivos nascerem. Vamos ter consulta de fendas e estomatologia em Maio e ai já terei mais novidades para vocês mas quero dizer, não desesperem se os dentes ao pé da fenda demorarem mais a nascer pois é perfeitamente normal isso acontecer.

Até agora aos 26 meses o meu filho só teve 1 consulta de estomatologia que foi para conversar um pouco, ver os dentes que tinha na altura e tirar algumas fotos a boca. O que a médica dentista falou foi para lavarmos os dentes todos os dias com um pouco de pasta de dentes normal, não comer muitos doces e bolachas e quando comer lavar os dentes. Resumindo só se pode tratar dos dentes se se tiver uns bons dentes, e temos que fazer por isso.
Quanto aos dentes serem tortos ou não, o dente que nasceu de um lado da fenda nasceu um bocadinho torto, o outro que ainda está a nascer não dá para ver mas quando souber faço uma actualização do post mas não estão muito tortos.

Partilhem as vossas experiências, é bom para vocês pois desabafam e é bom para os outros para saberem como lidar com a situação quando lá chegarem.

Obrigada.

2 comentários:

  1. A Laura atrasou bastante a dentição, mas junto da fenda apenas lhe falta um, penso que já não nascerá.
    A nós foi-nos dito que a operação para enxerto osseo na gengiva seria com a mudança de dentição por volta dos 10/11 anos. Vejo que nas cirurgias se difere um pouco consoante a equipa que nos acompanha.
    A 1ª cirurgia da Laura foi com 4 meses (lábio), a 2ª aos 9 meses (palato).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto tempo tem a Laura, Lice? Ao meu João este dente nasceu a pouco mais de 3 semanas, ele está com 26 meses feitos ontem. Pode ser que ainda nasça... A nós não nos deram a certeza mas disseram que era lá para os 8/9 anos, ou se já tivesse dado tinha sido quando fechou o palato.
      Depende muito da equipa, do hospital, e do próprio país. Pelo que tenho apurado no Brasil as operações são mais cedo. As do João foi com 4 quase 5 meses ao lábio e 19 meses ao palato.
      Beijinhos.

      Eliminar