terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fenda em animais de estimação



Olá a todos.

Qual foi o meu espanto ao pesquisar na Internet sobre fendas, encontrar animais com fendas, tanto do palato como do lábio, completas e incompletas.
Acho incrível que estas coisas não aconteçam só a humanos mas também a outros seres vivos. Alguns factores que podem levar a estes problemas coincidem com os dos humanos: factores hereditários, deficiências nutricionais maternas, ingestão de medicamentos, agentes químicos, ou plantas tóxicas durante a gestação, e interferência mecânica com o embrião em desenvolvimento.



No que toca aos animais este problema acontece mais vezes a cães do que a gatos. Como nos humanos a fenda do palato é mais complicada do que a labial. A fenda palatina pode levar a desnutrição, pneumonia, entre outros problemas. Muitas vezes também nestes casos os animais têm de ser alimentados com sonda até serem operados para fechar  o palato.
Têm que ter o peso e idade para poderem levar uma anestesia.


Alguns cães vivem com a fenda do palato e do lábio muito tempo e até se adaptam bem, mas outros não resistem a problemas causados pelas fendas.
Apesar deles terem estes problemas continuam a ser uns fofos e a merecer o nosso amor da mesma maneira.






Sem comentários:

Enviar um comentário