Blog sobre fendas ou fissuras lábio-palatinas, labiais e palatais. Troca de experiências e apoio sobre este problema.
quarta-feira, 27 de março de 2013
A fenda e a história
Olá, a todos, estive alguns dias sem postar nada pois estou a trabalhar e não tenho tido grande tempo entre o trabalho, a casa e a minha família, mas tinha de arranjar um tempo.
Hoje vamos falar um pouco das fendas na história.
Descobri coisas interessantes, as primeiras evidências de fendas foram descobertas em várias partes do mundo a.C e d.C..
No Egipto existia o faraó Tutancamon em 1327 a.C. que se descobriu uma pequena fenda, uma escultura de um chefe indígena encontrada no México datada de 12 d.C.. No museu Lima encontra-se esculturas que representam pessoas com fenda lábio palatinas datadas de 200 a 400 d. C. O primeiro tratamento documentado foi em 390 d.C. na China por um médico que ficou conhecido pelo "doutor dos lábios" 300 anos depois. Esse jovem mais tarde foi governador de uma província Chinesa.
O primeiro autor a se preocupar com as fenda lábio palatinas foi o russo Fröbelius que, no período de 1833-1865, analisou 180 mil crianças de um hospital de São Petersburgo na Rússia, encontrando 118 casos de fissuras, o que representava um índice de aproximadamente 0,07%.
Muitas vezes estas crianças com fenda lábio palatina eram consideradas impuras ou deuses dependendo da cultura.
A fenda lábio palatina também é conhecida como lábio leporino, porque parece uma lebre com os dentes da frente à mostra devido aquela fenda mediana que as lebres têm, o termo lábio leporino vem do inglês harelip.
Esta informação é muito interessante pois pouca gente conhece este problema apesar de já existir a tanto tempo,
Obrigada.
kisses
FSFLP
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário